terça-feira, 12 de novembro de 2013

MP denuncia três por banco de ossos clandestino em Londrina



Responsáveis vão responder por guarda e comercialização de tecidos humanos; eles podem pegar até oito anos de prisão

A Promotoria de Defesa da Saúde Pública de Londrina denunciou os suspeitos de terem mantido, desde 2004, um
banco de ossos clandestino na cidade. O local irregular foi fechado pelo Núcleo de Repressão aos Crimes contra a Saúde (Nucrisa) de Curitiba em setembro. São alvos da denúncia os irmãos Kléber Barroso Cavalca, de 42 anos, e Carlo Keith Barroso Cavalca, de 37 anos. Uma terceira pessoa, ainda não identificada pela polícia, também foi denunciada pelo Ministério Público (MP). O trio já havia sido indiciado pela Polícia Civil no dia 12 de setembro. "O inquérito policial traz provas muito contundentes de que o banco de ossos existiu de fato em Londrina", destacou o promotor de Defesa da Saúde, Paulo Tavares.
leia mais
Banco de ossos clandestino fez propaganda em congresso
Vídeo mostra bastidores da operação de ossos clandestinos
Os três acusados vão responder pelos crimes de guarda e comercialização de tecidos humanos. Se condenados, eles podem pegar até oito anos de prisão. "Eram pessoas que mantinham o banco de ossos sem nenhuma autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), do Sistema Nacional de Transplantes... De forma completamente irregular, mantinham os ossos e os comercializava, via Correios, com compradores espalhados por todo o país", argumentou Tavares.

O promotor pediu para que a Justiça envie cópias do processo para as cidades dos clientes do banco de ossos clandestino. "Eles também têm que ser penalizados e investigados por suas respectivas comarcas", observou.
Segundo a polícia, os ossos foram vendidos para os estados de Minas Gerais, Pará, Mato Grosso, Santa Catarina e Goiás. O material custava cerca de R$ 250 e teria sido usado em procedimentos odontológicos.
As investigações por parte do Nucrisa começou em abril deste ano. Os irmãos Cavalca chegaram a ser presos durante a operação, mas foram soltos 15 dias depois.

Nenhum comentário: