quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Justiça determina castração de 12 tigres de Maringá

Arquivo / Fábio Dias / Gazeta Maringá / Entre os tigres está Tom, que participou no ano passado da novela Amor Eterno Amor, da Rede Globo

Donos dos felinos tratam o caso como extermínio da espécie e querem anular a decisão levando a situação até a Organização das Nações Unidas (ONU.
Os 12 tigres do Canil e Escola Emanuel de Maringá terão que passar por vasectomia. Pelo menos é isso que pede uma decisão da Justiça Federal publicada na sexta-feira (15) e embasada nas leis do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os donos dos felinos, no entanto, tratam o caso como extermínio da espécie e querem anular a decisão levando a situação até a Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo nota encaminhada pelo Ibama à Gazeta Maringá, a Instrução Normativa brasileira afirma que os criadouros não podem realizar a reprodução dos animais, apenas mantê-los. “No caso de grandes felinos da fauna exótica, apenas zoológicos podem reproduzir e, mesmo assim, estando vinculados a projetos de reprodução”, disse a nota do Ibama.
Caso do Leão Ariel.
Não é a primeira vez que uma situação envolvendo o canil maringaense repercute nacionalmente. O Canil e Escola Emanuel ficou conhecido em todo o Brasil por meio do leãoAriel, que teve uma doença degenerativa e ficou impedido de caminhar. A história comoveu muitos usuários das redes sociais, que se mobilizaram para arrecadar fundos e ajudar no tratamento do leão. “O Ariel nasceu de cesárea e chegou a dormir na mesma cama que eu e a minha esposa”, lembra o proprietário Ary Marcos Borges da Silva. Ariel morreu em julho de 2011.
Para o advogado do canil, Vanderlúcio dos Santos Baum, a decisão da Justiça é um risco para a espécie. “Essa decisão contraria a preservação das espécies”, argumentou. “Vou pessoalmente até a ONU entregar essa documentação e noticiar esse crime internacional.” Antes disso, Baum garante que vai atéBrasília (DF) para entregar um memorando (conjunto de documentos) à presidente Dilma Rousseff (PT).
Segundo Baum, os 12 animais de Maringárepresentam muito porque existem 3,2 mil tigres em todo mundo. Para arcar com as despesas do caso, os donos do canil estão organizando uma passeata no sábado (23), com início na Praça Raposo Tavares, entre as avenidas Brasil e Joubert de Carvalho, para venda de camisas. Além disso, eles vão pedir assinaturas da população contra o caso.
“É um crime”, criticou uma das donas do canil, Uyara Borges. “Precisamos protocolar essa denúncia. Queremos lutar pelo restante dos animais. O Brasil não está respeitando uma lei de preservação das espécies.”
Legislação internacional.
Segundo o Ibama, a legislação internacional só permite a procriação da espécie pelo mantenedor quando o país de origem dos animais precisa de matrizes do animal. Sete dos tigres do canil, por exemplo, nasceram em Maringá. Entre eles está o tigre Tom, que participou, no ano passado, da novela Amor Eterno Amor, da Rede Globo.
“A legislação internacional prevê proteção à fauna e flora quando o país de origem dos animais está necessitando de matrizes e solicita ajuda ao mantenedor para obtenção dessas matrizes, ou o mantenedor comprova ao país de origem dos animais que aqueles espécimes possuem uma genética apropriada à finalidade de conservação”, explicou a nota do Ibama.gazeta maringá.


Nenhum comentário: