quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Coluna do Reinaldo de Almeida César: Beto Richa governa como se fosse uma biruta de aeroporto

biruta
Em sua coluna semanal, Reinaldo de Almeida César fala das mudanças de direção no governo Beto Richa (PSDB), ao sabor do vento das opiniões. Nos últimos meses se tornou comum o governo anunciar medidas e depois recuar, geralmente em função dos protestos de diversos setores da sociedade. Reinaldo também comenta uma possível retaliação ao responsável pelo Inquérito Policial Militar sobre o Massacre de 29 de Abril. Leia, comente e compartilhe.

Reinaldo de Almeida César*

O arrependimento, desde que sincero, é uma atitude nobre.

Está no Livro dos Livros, em Romanos 2:4 que “a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento”.

Eu mesmo – e estou certo que os leitores também – vejo-me flagrado em instantes de arrependimento ao longo da vida. Meus implacáveis botões tem prodigiosa memória e não me deixam esquecer das decisões errôneas e das companhias pouco recomendáveis a que me submeti.
Se para o indivíduo comum este dolorido sentimento é recorrente, para os governos, então, isso passa a ser regra, a começar pelo chamado “princípio da autotutela”, pelo qual a administração pública tem o poder/dever de rever ou revogar seus próprios atos.
Ainda mais quando tais atos ainda não tomaram forma, mesmo que anunciados oficialmente.
Registre-se, porém, que o o governo estadual parece estar tomando gosto disso, transformando o arrependimento – não se sabe, contudo, se sincero – numa prática de gestão.
Anuncia um ato de governo e, horas ou dias depois, muda radicalmente de posição, abandonando a ideia antes anunciada, como se em algum recôndito no Palácio Iguaçu estivesse cravada uma “manga de vento” ou, como conhecida no Brasil, uma “biruta” de aeroporto. (mais…)

Nenhum comentário: