sábado, 23 de novembro de 2013

ACIS - FESTIVAL DE SANTOS REIS EM SARANDI - EDIÇÃO Nº 33

Sarandi contribui nacionalmente para que a tradição cultural e folclórica do Reisado continue a manter o empenho e as luzes dos costumes que o povo português trouxe e implantou no território brasileiro ainda no tempo das sesmarias e posses hereditárias. A Folia de Reis ou Grupos de Reisados, no século 17 chegaram a então Ilha do Desterro onde, hoje se localiza a linda Florianópolis (cidade de Floriano) para onde eram lesterrados os prisioneiros políticos. A folia de Reis, como hoje, simbolizava os 3 Reis Magos do Oriente, Gaspar, Baltazar e Belchior, que vieram do longinquo Oriente para visitar e conhecer o Menino Jesus que havia nascido numa Manjedoura de Belém, de Judá e lhe trouxeram, para o Rei Menino, os presentes da época – Ouro, Incenso e Mirra. Quem governava a Judéia era o feroz Rei Herodes, aquele que mandou cortar a cabeça de João Batista.

A Folia de Reis se estendeu ao litoral catarinense e brasileiro, bem como a todo interior, indo se juntar aos festejes e costumes africanos, formando a grande cadeia folclórica brasileira.
Aqui no Paraná, os festejes de Reis, do Sul do Estado, se estenderam ao norte colonizado, criando raízes em centenas de cidades – Apucarana, Mandaguari, Paranavai, Campo Mourão, Londrina, Jataizinho, chegando finalmente a nossa Sarandi, vinda de Mandaguari, nos idos de 1947, zona rural, Sarandi lugarejo, Patrimônio, Distrito Administrativo, judiciário e finalmente Município em 1981.
Em 1983 – mês de fevereiro, inicio da independência administrativa, logo após a posse do 1º Prefeito, quando Sarandi já tinha vários grupos de Reisados, foi fundado o FESTIVAL REGIONAL DE FOLIAS DE REIS, no pátio do Sarandi Esporte Clube – S.E.C, 10/02 – ao ar livre em apenas 10 grupos de Sarandi, Maringá e Mandaguari. Foi um sucesso. Daí em diante, todos os anos, no ultimo domingo de Janeiro – reunindo aqui uma média de 30 grupos de Reis de Sarandi – Mandaguari, Campo Mourão, Maringá, Paranavai, Londrina e outros Municípios do norte e noroeste do Paraná.
O Festival tornou-se estadual, com um anteprojeto do ex-Dep. Ricardo Maia, sancionado pelo governador, transformando Sarandi na “Capital Estadual da Cultural e do Folclore da Folia de Reis”. Tornou-se confraternização regional do Reisado Participação do grande Presépio da família Dutra e apoio da ACIS.
Em Sarandi, a data e comemorada pela Secretaria da Juventude e Cultura, com apoio total da Prefeitura. Reúne em media 3.000 pessoas, foliões e embaixadores de mais de 20 municípios da região. O povo gosta. O Festival está cadastrado no Ministério da Cultura e consta do livro de Eventos do Governo Federal, bem como da Federação Carioca de Folias Reis. Anualmente Sarandi recebe convites e comunicados para festivais de folias de todo o País, com destaque para Aparecida do Norte com uma semana do evento, Rio de Janeiro, Juiz de Fora, Ouro Preto, Salvador, Recife, Curitiba, Castro, Campina Grande, Cuiaba, Goias Velho, Juazeiro do Norte, Ubá, Pelotas e outras cidades.
O brasileiro mais humildade cultiva a tradição dos Reisados. As raízes do Reisado são oriundas da Igreja Católica. O festival de Sarandi foi visitado por D. Murilo Krieger, então Arcebispo de Maringá e de Florianópolis (SC).
Viva os 3 Reis Magos do Oriente.
Sarandi, 20 de Novembro de 2013.blog do mochi



Nenhum comentário: