sexta-feira, 5 de julho de 2013

Sérgio Souza, um suplente de senador que destoa dos demais

Sérgio Souza, suplente de Gleisi, ainda não desistiu do sonho de “aposentar” pelas urnas o tucano Álvaro Dias; o peemedebista surpreende, pelo volume e qualidade do trabalho no Congresso Nacional, até os veteranos que há vários mandatos estão no Senado.Não é raro a velha mídia abrir fogo contra a presença de suplentes no Senado Federal. A crítica é de que o cidadão mesmo não tendo um voto sequer assume mandato de 8 anos. Geralmente, a suplência é destinada aos financiadores de campanhas, parentes de ex-governadores ou ministros que são os titulares da vaga.
Se toda unanimidade é burra, como preconizava Nelson Rodrigues, também é verdade que a generalização é asna. Há boas e gratas exceções no Congresso Nacional.
O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) assumiu a cadeira há dois anos porque a titular, Gleisi Hoffmann (PT), foi convocada pela presidenta Dilma Rousseff para a chefia da Casa Civil. Nesse curto período no Senado, seu substituto surpreendeu pelo volume de trabalho e resultado na atuação política.
teve o dedo de Sérgio Souza, por exemplo, na aprovação da PEC que criou os novos tribunais regionais federais, um deles no Paraná, reivindicação que repousava na Casa há mais de 20 anos. O Senado também aprovou esta semana relatório do senador-suplente que põe fim ao voto secreto nas sessões do Congresso Nacional.
Mesmo sem fazer barulho, a fama de trabalhador de Sérgio Souza chamou a atenção até do colega correligionário Roberto Requião (PMDB), que pelo Twitter fez uma onda: “Corre no Senado abaixo assinado para que Sérgio Souza, terceiro melhor senador do Brasil, segundo a Veja, seja nomeado ministro da Casa Civil”.
Pelo sim pelo não, o suplente de Gleisi e pupilo do ex-governador Orlando Pessuti, secretário-geral do PMDB do Paraná, está na pista. Pretende voos mais altos.
Sérgio Souza estuda entre disputar novamente a cadeira com o senador Alvaro Dias (PSDB) – lembre-se, caro leitor, ele ocupa a vaga da ministra Gleisi – e concorrer a uma vaga à Câmara Federal. Até agora, segundo consta, a vontade é permanecer no Senado da República.blog do esmael.

Nenhum comentário: