segunda-feira, 8 de abril de 2013

Morre ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher

Foto de 2007 mostra a ex-primeira-ministra no aniversário de 25 anos da Guerra das Malvinas/FalklandsLUTO
Morre ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher
Porta-voz da ex-política conservadora informou que ela morreu devido a um acidente vascular cerebral.
A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher morreu nesta segunda-feira (8) aos 87 anos vítima de um acidente vascular cerebral, informou seu porta-voz, lorde Bell.
"Com grande tristeza Mark e Carol Thatcher anunciaram que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu em paz após um derrame nesta manhã", disse Bell em um breve comunicado.
Conhecida como a "Dama de Ferro", Thatcher foi a única mulher que chegou ao posto de primeira-ministra no Reino Unido e ficou no poder entre 1979 e 1990. Foi durante seu mandato, em 1982, que ocorreu a Guerra das Malvinas/Falklands, que envolveu a Argentina a o Reino Unido.
Nascida em 13 de outubro de 1925 em Grantham, no norte da Inglaterra, a política conservadora procedia de uma família humilde.
Thatcher ganhou as eleições de 1979 em um momento no qual o Partido Trabalhista estava enfraquecido e o país estava paralisado por greves e pela crise econômica.
Sua chegada ao poder significou uma completa transformação do Reino Unido: a "Dama de Ferro" apoiou a privatização de indústrias estatais e do transporte público (trens e ônibus); empreendeu uma reforma dos sindicatos, que praticamente foram retirados do poder; diminuiu impostos e gastos públicos e adotou uma flexibilização trabalhista.
Fotos da vida da "Dama de Ferro"gazeta maringa.

Nenhum comentário: