quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Justiça cassa prefeito de Rio Branco do Sul (PR) por fraude eleitoral

Cezar Johnsson. Foto: Facebook.Parece notícia antiga, mas não é. O prefeito de Rio Branco do Sul, Cezar Gibran Johnsson (PSC), teve o mandato cassado por determinação do juiz eleitoral Marcelo Teixeira Augusto, da 156ª Zona Eleitoral, devido fraude eleitoral na disputa de 2012. A decisão foi publicada no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na noite desta quarta-feira (20).
O magistrado acatou pedido de impugnação do mandato do prefeito do município que fica na região metropolitana de Curitiba porque o ex-prefeito, Amauri Johnsson, pai do cassado, não pôde concorrer à reeleição em virtude da Lei da Ficha Limpa. O filho que substituiu o pai na disputa no dia 6 de outubro, portanto menos de 24 horas antes das eleições, teria utilizado as redes sociais para desmentir a substituição no afã de induzir os eleitores ao erro. A Justiça considerou esse fato um “estelionado eleitoral”.
Segundo o advogado Luiz Fernando Pereira, “essa decisão é muito importante, pois pune a substituição malandra, em cima da hora (aqui na véspera da eleição). O pai com registro indeferido manteve-se em campanha até sábado, às 18 horas, e renunciou em favor do filho sem a ampla divulgação necessária”.
Se confirmada a cassação de Johnsson em instâncias superiores, assumirá a prefeitura de Rio Branco do Sul Valdemar José Castro (PSDB) e seu vice, Clayton Costa Rosa (PSDB).BLOG DO ESMAEL.
A seguir, leia a íntegra do despacho judical: (mais…)

Nenhum comentário: