segunda-feira, 2 de maio de 2016

Cadela da raça rottweiler ataca família, arrasta mulher pelo braço e donos pedem eutanásia


Por Elizangela Jubanski e Antônio Nascimento
Policiais auxiliando veterinário após ataque. Foto: AN/Banda B

Uma cadela da raça rottweiler atacou a família dentro de casa na manhã deste domingo (1º), no bairro Boqueirão, em Curitiba. Uma enfermeira de 39 anos teve os braços dilacerados e fratura; a filha de 23 anos teve a mão ferida pelo animal e o filho adolescente de 13 anos também teve ferimentos. O ataque aconteceu quando os filhos brincavam com cachorros novos na casa. A polícia foi acionada, também atacada pelo cão e um disparo de arma de fogo foi efetuado. A família acionou o veterinário de confiança e realizou o procedimento de eutanásia na cadela, ato de proporcionar morte sem sofrimento.
De acordo com o depoimento da família à polícia, os filhos se preparavam para levar a cadela até o canil quando pararam para brincar com outros cachorros, menores, que estavam há poucas semanas na casa, que fica na rua Denezar Andrade de Jesus. A mãe ouviu os gritos da filha e interveio quando viu a cadela agarrada na mão da garota. Após soltar a menina, o animal foi para a cima da enfermeira e a arrastou pelos braços pelo quintal. Enquanto tentava salvar a mãe, o filho adolescente também se feriu.
O tenente Daniel do 20º Batalhão da Polícia Militar (BPM) disse à Banda B que a polícia foi acionada pela família. “A primeira equipe que fez a intervenção no local disse que a dona e os dois filhos já tinham sido atacados, ela com praticamente dois braços dilacerados pelo cão. Os dois jovens com ferimentos um pouco mais leves, visto que a mãe pulou para cima do cão para salvar os filhos. Quando os policiais chegaram, o cão veio para cima e foi usado disparo de choque, que não resolveu. Foi necessário, então, disparo de arma de fogo. Ferido, ele se refugiou em uma área de lavandeira da casa, onde foi possível fechar a porta e contê-lo para que não tivessem mais feridos”, descreveu a ação.
O Serviço Integrado de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e os três feridos foram levados a hospitais de Curitiba. A enfermeira teve fratura em um dos braços. Sobre o motivo do ataque, a família sinalizou ciúmes. “A cadela estava no cio e o ataque aconteceu quando os filhos da mulher estavam brincando com outros cães, de porte pequeno na casa, era cães novos na casa. O cachorro pode ser que ainda não estivesse acostumado com os cachorrinhos novos”, confirmou.
A cadela se escondeu na lavanderia da casa após o ferimento. Policiais especializados do canil e o Corpo de Bombeiros foram acionados. Por vontade da família, um veterinário de confiança foi designado para realizar o procedimento de eutanásia. Vizinhos auxiliaram na abertura de uma cova em um terreno baldio para que o cão fosse enterrado. Não há previsão de alta médica para os três feridos da família.

Nenhum comentário: