sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Aluno-soldado da PM debocha de sargento durante instrução e termina aula algemado


O que era para ser uma simples aula de instrução de confronto armado na Academia da Polícia Militar (PM) do Guatupê, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, terminou com um aluno-soldado algemado na manhã de terça-feira (25). O responsável pela prisão foi um sargento da PM, instrutor da disciplina.
Segundo Boletim de Ocorrência (BO), entregue por uma fonte à Banda B, o aluno-soldado discutia com um companheiro de disciplina durante a instrução no estande de tiros, quando o sargento lhe chamou a atenção, por conta de estar armado durante o atrito.
Insatisfeito com a chamada de atenção, o aluno foi debochado e irônico com o sargento, fazendo com que ele fosse enfático mais uma vez, pedindo respeito por parte do futuro policial militar. Novamente, o jovem não aceitou a orientação e, desta vez, foi para cima do superior. Durante sua defesa, o sargento imobilizou o aluno e deu voz de prisão, o algemando na frente dos outros colegas.
O aluno-soldado ficou algemado por algumas horas, até se acalmar. Ele deve responder pelos crimes militares de violência contra superior, de forma tentada, e recusa de obediência, de forma concretizada. Várias testemunhas que estavam na instrução foram ouvidas na apuração do caso. O inquérito está em andamento e, portanto, não é possível precisar quais medidas serão tomadas.
Nota PM
Procurada, a assessoria de imprensa da PM confirmou o caso e enviou a seguinte nota:
A Polícia Militar segue um regime diferenciado e, por isso, as normas e condutas para o militar estadual são estruturalmente diferentes do cidadão comum. Um caso como o ocorrido entre o aluno-soldado e o sargento poderia, no âmbito comum, se tornar vias de fato, por exemplo; na Polícia Militar, em termos criminais, neste caso há a lavratura do flagrante e encaminhamento dos autos para a Vara da justiça Militar Estadual.
Para se iniciar um processo responsável de formação, a Polícia Militar não pode ser conivente com condutas ou comportamentos anti-sociais, tendo em vista os mais de 160 anos de excelentes serviços prestados em prol do cidadão paranaense que espera desta instituição os melhores atendimento e comportamento possíveis.bondenews

Nenhum comentário: