terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Maringá quer integração com Londrina para desenvolver região


Números de Maringá são melhores que de Londrina. Mas, cidade do Noroeste aposta em desenvolvimento da região para competir com outros pólos do Estado.
A cidade de Maringá apresenta melhores indicadores econômicos que Londrina, entre eles, geração de emprego e arrecadação de impostos. Segundo, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), número de postos de trabalhos criados em Londrina foi 26% menor que em Maringá entre 2010 e outubro de 2013. 
Além disso, no ano passado, a arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Maringá foi 14% maior que na cidade de Londrina. 
No entanto, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, Marco Tadeu Barbosa, afirma que a rivalidade é coisa do passado e propõe a integração das "metrópoles" para desenvolvimento da região entre os municípios de Paiçandu e Ibiporã. 

"Para o maringaense é muito bom ver que a cidade está se desenvolvendo acima da média nacional, mas o desempenho de Londrina não favorece a cidade de Maringá", afirmou em entrevista à rádio CBN Maringá. Ele ainda lembrou que parcerias entre a Associação Comercial de Industrial de Londrina (Acil) e o instituto Terra Roxa projetam o desenvolvimento da macroregião para aumentar competitividade da área, que disputa espaço com regiões como a de Ponta Grossa, favorecida pela localização próxima da capital e do porto. 
"Não faz sentido uma cidade ao lado da outra, uma economia idêntica, e cada um atirando para um lado. Para Maringá ir bem, Londrina precisa ir bem. Essa rivalidade entre Maringá e Londrina, espero que tenha ficado apenas no futebol." (Com informações da rádio CBN Maringá)

Nenhum comentário: