segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Ex-prefeito de Campo Largo fica inelegível por 8 anos; assista aos vídeos que motivaram denúncia


Ex-prefeito de Campo Largo, Edson Basso – Foto: Aen
O juiz eleitoral Eduardo Novacki, de Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, tornou o ex-prefeito do município, Edson Basso (PMDB), inelegível até 2022. Além disso, o político ainda terá que pagar multa. A decisão atinge também o candidato a vereador José Antonio Lopes dos Santos (PMDB) – conhecido como Batata. Ele também perdeu os direitos políticos e pagará multa. Os dois são acusados de comprar votos nas últimas eleições.
O ex-prefeito peemedebista e o candidato a vereador, que não se elegeram, poderão recorrer da condenação em primeira instância junto a Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A denúncia foi feita Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Paraná, com base em dois vídeos divulgados quando Basso ainda era prefeito. O primeiro vídeo mostra uma funcionária reclamando com Basso que o salário dela não havia sido reajustado como o de outras duas colegas e ele fala em “dar uma ajuda de custo” a ela caso ajudasse na eleição de Batata. (Assista ao vídeo neste link do You Tube)
No outro vídeo, a funcionária conversa com o candidato a vereador que diz: “Se nós acertarmos mesmo e aparecer votos em Ferraria, eu te dou a gratificação”, garante. (Assista ao vídeo neste link do You Tube) Para o Ministério Público Eleitoral houve crime eleitoral e abuso de poder político e econômico.banda b

Nenhum comentário: