terça-feira, 29 de outubro de 2013

Vereadores aprovam CP contra prefeito de Rolândia

Johnny Lehmann é acusado de manter convênio irregular com o Hospital São Rafael; trabalhos de comissão podem resultar em cassação .
Os vereadores de Rolândia aprovaram por unanimidade, durante a sessão desta segunda-feira (21), o pedido de abertura de uma Comissão Processante (CP) para investigar o prefeito Johnny Lehmann (PTB). Foram dez votos a zero a favor das investigações.

A abertura da CP foi motivada por apurações já realizadas pelo Legislativo, através de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), e por pedido protocolado na Casa pela fonoaudióloga Cristina Piretti.
Lehmann é acusado de manter convênio irregular com o Hospital São Rafael. A denunciante aponta que a administração dele repassou mais de R$ 29,1 milhões à associação mantenedora da instituição.
O problema, de acordo com Cristina, é que a entidade "não está prestando diretamente os serviços de saúde, e para tanto recebendo auxilio do Município de Rolândia em forma de fomento. O que está ocorrendo é que o próprio Poder Público continua prestando os serviços referidos, através de sua Secretaria, tendo, em princípio, a Associação Beneficente atuado como intermediária, selecionando, contratando, organizando e pagando os profissionais para, depois, estes prestem serviço em nome do Município, nas instalações e sob responsabilidade deste".
O fato de a prefeitura indicar funcionários para ser contratados pela associação também seria irregular, de acordo com a denúncia.
A Comissão Processante será formada pelos vereadores José de Paula Martins (PSD), Alex Santana (Pros) e Valdemar Morais (PMDB). Os parlamentares têm 90 dias para investigar a denúncia. A conclusão dos trabalhos pode pedir que o mandato de Lehmann seja cassado.
Vale lembrar, ainda, que o prefeito de Rolândia teve o seu diploma cassado pela Justiça Eleitoral em dezembro do ano passado por uso indevido de meio de comunicação social.
Ele foi diplomado, mas acabou afastado do cargo no início deste ano. Lehmann retomou as funções de prefeito em abril, quando obteve liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (colaborou Edson Ferreira, da Folha de Londrina)

Nenhum comentário: