terça-feira, 22 de outubro de 2013

Funcionária da Caixa é acusada de desviar dinheiro de clientes


O Ministério Público Federal (MPF) em Londrina propôs uma ação civil pública e uma ação penal contra uma ex-servidora da Caixa Econômica Federal, sob as acusações de improbidade administrativa e peculato. De acordo com o apurado pelo MPF, a funcionária desviou R$ 41 mil das contas de correntistas do
banco para sua própria conta, no período de 9 de janeiro a 31 de março de 2011.
Em processo disciplinar interno da Caixa Econômica Federal, a acusada confessou ter alterado, sem a autorização e o conhecimento dos correntistas titulares, senhas dos cartões de movimentação das contas bancárias para fazer saques em dinheiro nos quiosques 24 horas do supermercado Muffato Madre Leônia, da Rodoviária e do Shopping Royal Plaza, em Londrina.
Na ação penal, o MPF pede que a ré seja condenada por peculato (apropriação de dinheiro por funcionário público). Já na ação de improbidade administrativa, o pedido é para que ela seja condenada à perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao seu patrimônio, além de perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou de crédito, por dez anos.
O MPF também quer que seja deferida liminar para decretar a indisponibilidade de bens e valores, no montante de R$ 123.090,00 – suficiente para recompor os prejuízos causados ao erário, para a devolução da quantia desviada e para garantir o pagamento da multa.
(com informações do Ministério Público Federal)

Nenhum comentário: