sábado, 15 de junho de 2013

Richa sinaliza sobre implantação de UPS em Sarandi

Richa garantiu que as instalações não possuem viés político, mas estão embasadas em números da Sesp
SEGURANÇA
Governador já havia confirmado a instalação de uma Unidade Paraná Seguro na Região Metropolitana de Maringá, mas não deu prazo para que isso ocorra.
O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), sinalizou que pretende implantar mais uma Unidade Paraná Seguro (UPS), desta vez em Sarandi, na Região Metropolitana de Maringá (RMM). A declaração foi feita durante visita do governador a Maringá, na sexta-feira (14), para anunciar as novas tarifas do transporte municipal e a integração com Paiçandu e Sarandi.
Apesar de não confirmar o local exato da unidade, Richa confirmou uma UPS para a RMM. Será a 13ª UPS instalada no Paraná. As 10 primeiras foram implantadas em Curitiba. Cascavel recebeu a primeira base do interior e Londrina também tem uma UPS.
UPS
A UPS é um projeto baseado nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), criado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro. No Paraná, no entanto, a estrutura não conta com membros do Exército Brasileiro.saiba maisPrefeitura de Maringá reduzirá tarifa e implantará integração no domingo
“A próxima será na região de Maringá, possivelmente Sarandi mesmo, onde já mandamos mais efetivo de policias, mais viaturas e onde a secretaria [Estadual da Segurança Pública (Sesp)] está tendo um cuidado rigoroso”, declarou o governador, citando uma avaliação técnica da Sesp, que apontou que a região possui altos índices de criminalidade
Segundo Richa, as instalações das UPSs não possuem nenhum tipo de viés político, mas estão embasadas exclusivamente nos números da Sesp. “Não tem interferência política nenhuma para instalar em determinada região. É uma avaliação estritamente técnica da secretaria, com as localidades mais violentas do Paraná”, garantiu. O governador não citou a data para o anúncio oficial da unidade de segurança.
No início do ano, prefeito afastado apontou local da instalação
Apesar do anúncio não ter sido oficializado, o prefeito afastado de Sarandi, Carlos Alberto de Paula (PDT), afirmou à Gazeta Maringá no início deste ano que a nova unidade seria mesmo instalada na cidade. “Tivemos uma audiência com o governador e dois deputados estaduais e ele [Richa] firmou esse compromisso de instalar a UPS aqui”, confirmou.
A nova unidade, segundo de Paula, já tem até o local exato para ser instalada. “Será na Zona Sul da cidade”, disse na época. A escolha da região foi tomada em conjunto com a Polícia Militar (PM). O prefeito afirmou que a unidade contaria com 30 policiais e três novas viaturas. “Sarandi passará a ser a única cidade não polo do estado que vai receber essa estrutura da Polícia Militar (PM).” A reportagem tentou entrar em contato com o atual prefeito do município, Luiz Carlos de Aguiar, mas ele não atendeu ao telefonema.gazeta maringa.

Nenhum comentário: