quarta-feira, 17 de abril de 2013

Empresários são presos por manterem focos do mosquito da dengue


Os irmãos são donos de um ferro-velho e de uma loja de autopeças onde foram encontrados vários focos do Aedes aegypti. Anteriormente, eles já haviam sido notificados pelo problema.
A Polícia Militar de Paranavaí, na região Noroeste do estado, prendeu, na manhã desta quarta-feira (17), dois irmãos que desobedeceram a ordem de limpar os terrenos de suas empresas. Nos locais, foram encontrados criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A prisão foi anunciada pela promotora de Justiça Susy Mara de Oliveira durante uma fiscalização que envolveu policiais e agentes da Vigilância em Saúde.
O problema foi verificado em uma loja de autopeças e em um ferro-velho. Os irmãos foram detidos em flagrante e levados para a delegacia de Paranavaí. Ambos devem responder pelos crimes de poluição ambiental, colaboração com a propagação de doenças e por desobediência, já que o Ministério Público (MP) e a Vigilância em Saúde teriam notificado anteriormente os dois pelos problemas, inclusive mais de uma vez.
saiba maisMaringá entra para lista de municípios com epidemia de dengue.
Durante a fiscalização desta quarta, novamente foram encontrados vários recipientes com água e larvas do mosquito da dengue. “Nós estamos intensificando essas operações para que as pessoas se conscientizem de que elas vivem em sociedade, não vivem sozinhas e tem uma responsabilidade social”, declarou a promotora em entrevista para a RPC TV Paranavaí.
Durante a tarde, os irmãos pagaram fiança de aproximadamente R$ 3,3 mil cada e foram liberados.
Paranavaí tem mais de 6 mil casos confirmados.
De acordo com o último boletim, divulgado segunda-feira (15) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Paranavaí já soma 9.334 notificações da doença e 6.836 casos confirmados desde agosto de 2012 (quando começou o ano epidemiológico). Uma pessoa morreu por dengue no município.
Em toda a área da 14ª Regional de Saúde de Paranavaí, 9.544 pessoas contraíram a doença, o maior número do estado. Em todo o Paraná, já foram confirmados 23.166 casos de dengue, com 11 mortes.gazeta maringa.

Nenhum comentário: